Institucional
A Kaayubá é um coletivo de pessoas que buscam incentivar e apoiar a inserção das comunidades tradicionais, agricultura familiar e assentamentos, bem como a população em situação de vulnerabilidade no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – GO, na atividade de Meliponicultura Racional, prestando consultoria para a implantação de Meliponários. Com isso, apresentamos a oportunidade de renda complementar com os produtos das abelhas nativas e de ações para a preservação destas.
Comercialmente, produzimos extratos de própolis de alto padrão das espécies de abelhas Jataí, Mandaçaia e Mandaguari Preta, todas com o Selo de Inspeção Federal (SIF), do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A médio prazo, outros produtos serão adicionados à Loja Virtual.
o PODER DA PRÓPOLIS
Durante muitos anos a própolis foi utilizada de forma empírica no tratamento de muitas enfermidades, apesar de ser tida como suplemento alimentar. No avanço das técnicas de análise, vários estudos mais detalhados da constituição química da própolis com seus bioativos e da atividade de seus componentes, tem sido realizados por diversas Universidades. Os resultados, comprovados por trabalhos científicos em considerável quantidade, mostram o seu potencial para diversos usos e confirmam, sem espaço para dúvidas, a sua eficácia, principalmente como antioxidante(*), anti-inflamatória e antimicrobiana.
(*) Os antioxidantes são essenciais no combate ao envelhecimento da pele pois são capazes de neutralizar os radicais livres, moléculas que oxidam e danificam as células, além de ocasionar rugas e linhas de expressão. Com uma potente ação antienvelhecimento, eles reduzem os sinais desta ação.

mISSÃO
Conscientizar pessoas sobre a necessidade de conhecer e preservar àquelas que garantem a biodiversidade e o alimento em nossas mesas: as abelhas nativas sem ferrão do Brasil, comercializando extrato de própolis para uma economia inclusiva e sustentável.

VISÃO
Ser referência na atividade de Meliponicultura (criação racional de abelhas nativas brasileiras sem ferrão), buscando a conscientização para a necessidade de preservação/conservação, a expansão da atividade para as comunidades tradicionais, agricultura familiar e assentamentos e, com responsabilidade ambiental conservacionista a produção de extrato de própolis, inicialmente das abelhas nativas Jatái, Mandaçaia e Mandaguari Preta.

VALORES
Disseminação da atividade da meliponicultura pelo empreendedorismo social, contribuindo para a implantação de uma economia verde, sempre respeitando a natureza e a saúde. Nossos produtos são potencializados pela biodiversidade vegetal do Cerrado além de não utilizarmos ingredientes nocivos como sulfatos, triclosan, parabenos, petrolatos, silicones, corantes sintéticos e nem testados em animais.